sábado, 5 de março de 2011

Acidentes envolvendo ônibus não são raros nas rodovias de Santa Catarina

Acidentes de grandes proporções envolvendo ônibus não são raros nas rodovias de Santa Catarina. A BR-282, onde 25 morreram neste sábado, está entre as que mais registram mortes.

As últimas haviam sido registradas em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, em abril de 2009. Oito aposentadas da Argentina morreram após capotagem. Elas voltavam para casa depois de participar de encontro em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado. Abaixo, confira lista dos maiores desastres em Santa Catarina desde 2000.

19 de abril de 2009
Oito aposentadas da Argentina morreram em capotagem na BR-282 em Rancho Queimado. Elas faziam parte de um grupo que participou de um encontro em Balneário Camboriú. Na volta para casa, em Missiones, houve o acidente. O ônibus despencou de um barranco de 60 metros.

9 de outubro de 2007
27 pessoas morreram e 90 ficaram feridas em dois acidentes em sequência na BR-282 em Descanso, no Oeste. No primeiro, um caminhão Volvo bitrem (dois semi-reboques) de Frederico Westphalen (RS), carregado de soja, colidiu de frente com um ônibus de São José do Cedro, que transportava associados e funcionários de uma cooperativa. Onze pessoas morreram. Cerca de duas horas depois, um caminhão de Cascavel (PR), carregado de açúcar, avançou pela contramão, onde passavam as ambulâncias, e atropelou dezenas de pessoas que auxiliavam no resgate. Dezesseis pessoas morreram.

14 de maio de 2007
Cinco estudantes morreram em Laguna, no Sul, depois que a van em que estavam bateu de frente contra um caminhão. O acidente foi na BR-101, na localidade de Laranjeiras. Chovia bastante no momento do acidente. Segundo testemunhas, o caminhão bateu na van, que levava sete passageiros, depois de tentar desviar de um Chevett. O motorista da van, Ezequiel Ávila, teve as pernas amputadas. Os estudantes estavam indo à Faculdade de Capivari de Baixo (Fucap).

17 de março de 2007
Quatro estudantes com até 15 anos de idade morreram em uma batida entre o micro-ônibus em que iam à escola e uma carreta, em Abelardo Luz, no Oeste. As vítimas eram alunos nas escolas Hildo Goulart e Anacleto Damini. Quinze estudantes estavam no coletivo, que partiu da comunidade Passo das Antas às 7h.

6 de fevereiro de 2007
Duas pessoas morreram e 14 ficaram feridas depois que a van em que estavam capotou na BR-101 em Tijucas. As vítimas estavam voltando de hospitais em Florianópolis na van da Secretaria Municipal de Saúde. Um desnível na pista teria feito o motorista perder o controle.

27 de junho de 2005
Nove pessoas morreram e cinco ficaram feridas em uma batida entre um ônibus e um caminhão carregado de porcos, na BR-282 em Catanduvas. O coletivo transportava 20 funcionários de uma empresa que trabalha nas plantações de pinus da Celulose Irani. O acidente foi na ponte do Rio Jacutinga. O caminhão faria entrega dos suínos em Chapecó, no Oeste.

7 de setembro de 2004
Um acidente entre uma carreta carregada de arroz e um ônibus de turistas argentinos provocou a morte de duas pessoas, o motorista do caminhão e uma passageira do coletivo, que trafegava no sentido Norte/Sul da BR-101. O acidente aconteceu em Imbituba, no Sul. A PRF usou dois helicópteros para resgatar os feridos.

26 de março de 2004
Nove pessoas morreram e 25 ficaram feridas em uma batida entre um ônibus da empresa Catarinense e dois caminhões, na BR-470 em Apiúna, no Vale do Itajaí. O coletivo fazia a linha Joinville/Lages. Estava com 33 passageiros. O motorista do ônibus, Eliu Hilger, 41 anos, foi um dos mortos. De acordo com testemunhas, um dos caminhões forçou uma ultrapassagem e provocou o acidente.

12 de janeiro de 2000
41 pessoas morreram, 39 delas da Argentina, na BR-470 em Pouso Redondo. O acidente envolveu um ônibus e um microônibus da Argentina, ambos de excursão, e um ônibus do Brasil, de linha. Juntos, os três veículos transportavam 112 pessoas (41 morreram e 45 ficaram feridas). A batida aconteceu às 5h30min na Serra da Santinha, um trecho sinuoso com freqüentes ocorrências de neblina: o ônibus da Argentina que ia para Balneário Camboriú, no Litoral Norte, tombou na pista, dando início a uma seqüência de choques. Primeiro, foi atingido pelo micro-ônibus argentino, que depois de bater na traseira do ônibus tombado parou na canaleta do meio-fio, o que não causou ferimentos em seus ocupantes. Depois, foi atingido por um ônibus da Reunidas que fazia a linha Florianópolis/ São Miguel do Oeste. O impacto dessa batida foi tão forte que o ônibus da Argentina, com 54 passageiros, se partiu ao meio e teve o teto arrancado. Trinta e nove passageiros e o motorista morreram. A outra vítima foi o motorista do ônibus de linha, João Teodoro de Campos, de 57 anos.

13 de janeiro de 2000
No dia 13 de janeiro, às 10h, um acidente no mesmo local provocou a morte de cinco pessoas, todas da Argentina. Elas estavam em um ônibus da empresa Mayorista, da Província de Formosa, que levava 51 passageiros ao Litoral Catarinense. A polícia concluiu que os dois acidentes, dos dias 12 e 13, foram causados por excesso de velocidade.

21 de agosto de 1989
Dezoito romeiros que seguiam à Festa de Azambuja, em Brusque, morreram em acidente na BR-101 em Porto Belo, no Litoral Norte. Trinta e seis pessoas ficaram feridas. Os romeiros fretaram três ônibus da empresa Biguaçu. A batida foi provocada por um Scania com placas de Criciúma carregado de pó de cerâmica, que tentou ultrapassar uma Jamanta com placas de São Bernardo do Campo (SP). Dois dos ônibus conseguiram desviar. O terceiro não.